Políticas

Selecionamos documentos oficiais que detalham as políticas voltadas à população idosa.

Se você tem alguma sugestão de documento para ser publicado nessa página, preencha o formulário Sugestão de documento.

Documento redigido pela Unidade de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reproduzido pela Secretaria de Vigilância em Saúde para discutir a importância da saúde do idoso, valorizando e enfatizando a ideia do envelhecimento saudável.
Link para pdf
Documento produzido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República relata os resultados da II Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento.
Link para pdf
A lei nº 8.842, de 4 de janeiro 1994, sancionada durante o governo de Itamar Franco, estabelece a política nacional do idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso. A política teve como objetivo assegurar os direitos sociais dos maiores de 60 anos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
Link para pdf.
O Comunicado N° 009/2020 do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo traz recomendações para ILPIs, Grupos de Convivência, bancos, Prefeituras e órgãos públicos e pessoas que trabalham com idosos, a fim de combater o novo Coronavírus.
Link para pdf.