O oftalmologista Samir Bechara explica porque perdemos a capacidade de focalizar de perto com a maturidade.
É inevitável! Você, eu, todos nós um dia vamos tentar ler de perto sem sucesso. Vai acontecer de repente com quem passou dos 40 anos. É a chamada vista cansada ou presbiopia, um processo natural e progressivo de perda da capacidade de focalizar algum objeto que estamos vendo de perto.
Segundo o oftalmologista de São Paulo, Samir Bechara, não existe uma razão exata para a presbiopia além da maturidade. “Todos nós temos um músculo dentro do olho que controla uma lente que faz o foco para perto. Com a idade, esse músculo perde força e aquela lente fica mais rígida”, explica Samir.
O diagnóstico da vista cansada é feito pelo próprio paciente quando começa a ter dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas (aquelas mesmas que você estava lendo ontem!) ou a perceber a visão borrada ao ler algo na distância normal. Outros sinais são dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto e necessidade de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto.
E por que a visão de longe não é afetada pela presbiopia? “Ela se mantém estável porque o mecanismo de foco que se altera é responsável somente pela visão de perto. Em geral, quando olhamos para longe, esse sistema de foco fica relaxado”, detalha o Dr. Bechara.
Para corrigir o problema, nosso entrevistado indica que a opção mais universal consiste no uso dos óculos para perto. Outras opções podem ser as lentes de contato e até cirurgia, mas os casos precisam ser analisados por um profissional especialista.
O importante é evitar ficar forçando a vista. E ter cuidados com a visão da mesma forma que prevenimos as doenças do corpo. #Ficadica
Foto: Br Freepik