Quinze superalimentos saborosos que não podem faltar no seu cardápio.
Segunda-feira é o dia de começar dietas, depois de ter extrapolado no final de semana. Mas ninguém aguenta aquelas comidas saudáveis que não têm gosto, por isso separamos 15 superalimentos saborosos que protegem os olhos, pulmões, coração e cérebro, e que não podem faltar no cardápio de quem tem + de 50.
CHOCOLATE
Quem não gosta? Além de ser maravilhoso, os antioxidantes presentes no chocolate podem ajudar a prevenir ataques cardíacos, protegendo as artérias de entupimento. Alguns estudos indicam que o consumo regular de pequenas quantidades de chocolate (com pelo menos 70% de cacau) pode diminuir a pressão arterial e a taxa de acidente vascular cerebral (AVC) em 20%. O chocolate também pode proteger a saúde do cérebro e aumentar a memória.
CAFÉ
O queridinho dos brasileiros! Estudos apontam que pessoas que bebem café são menos propensas a morrer de doenças cardíacas e respiratórias, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e infecções. O café também pode ajudar a proteger as mulheres contra o câncer de mama, entre outros. Mas não beba muito quente! Bebidas muito quentes têm sido associadas ao maior risco de câncer de esôfago. Outras pesquisas descobriram que o café pode retardar o desenvolvimento de Alzheimer.
AZEITE
Muito presente no nosso cotidiano, o azeite é rico em gordura monoinsaturada, o que reduz os níveis de colesterol, diminuindo assim o risco de doença cardíaca. Este tipo de gordura pode ajudar a prevenir o diabetes, regulando os níveis de insulina e melhorando o controle do açúcar no sangue. Azeite também contém vitamina K, que ajuda a coagulação do sangue, e vitamina E, um antioxidante importante na criação de glóbulos vermelhos.
SALMÃO
O famoso salmão tem sido chamado de “peixe super” porque, entre outros benefícios, é rico em ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir o risco de ataque cardíaco e batimentos cardíacos irregulares. Eles também podem ajudar a baixar a pressão arterial e reconstruir as membranas das células cerebrais.
MAÇÃ
A maçã contem fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol e retardar a absorção de glicose, podendo manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. Também é fonte de vitamina C e potássio, bom para pressão arterial e pode diminuir o risco de câncer, doenças cardíacas e asma, enquanto ajuda a função pulmonar e a perda de peso.
PERA
A pera pode ajudar a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes e ajudando a controlar a doença em seus estágios iniciais. Também pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e melhorar a saúde intestinal. A fruta é rica em nutrientes e minerais, fornecendo vitamina C, folato, antioxidantes e potássio.
AVEIA
E que tal potencializar o benefício das frutas? Adicione aveia! O maior benefício vem de seu alto conteúdo de fibra, que ajuda a reduzir o colesterol e ajuda o funcionamento intestinal. Um composto em farinha de aveia ajuda as artérias e pode proteger contra o câncer de cólon. Possui baixo teor de gordura e é rica em ferro e outros minerais.
QUINOA
Se preferir, também tem a quinoa, que é bem conhecida pelos vegetarianos por ser uma proteína completa e cheia de antioxidantes, vitaminas e minerais, como B2, magnésio, cobre, ferro e fósforo. É rica em fibras, sem glúten e fácil de usar no lugar de outros grãos, massas ou arroz branco.
BLUEBERRY
Como maçãs, o blueberry é rico em fibras, o que pode ajudar a reduzir o colesterol e retardar a absorção de glicose, ajudando a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. Não são tão comuns no Brasil, mas é possível achar em algumas lojas.
ASPARGO
Vamos adicionar aspargo à dieta? O alimento é rico em vitamina A, importante para o sistema imunológico e saúde ocular; tem licopeno, que reduz o risco de câncer de próstata; e ainda muita fibra para ajudar a reduzir o colesterol, controlar o peso corporal e incentivar a saúde do coração. A fibra de espargos também contém probióticos, que promovem bactérias intestinais saudáveis. Os espargos também contêm proteína e ferro.
BRÓCOLIS
Mais comuns na alimentação cotidiana, o brócolis é rico em fibras, antioxidantes e vitaminas A, C, B9 e K. Isso significa que seus olhos, glóbulos vermelhos, sistema imunológico, ossos e tecidos se beneficiam com este vegetal. Também pode ajudar na luta contra certos tipos de câncer, incluindo de fígado, mama, próstata e cólon.
COUVE VERDE
“Prima” do brócolis, a couve contém ômega-3 e vitamina K, que promove a coagulação do sangue. Possui alto teor de fibras, sendo rica fonte de cálcio para a saúde óssea. Também oferece luteína, que é importante para a saúde ocular. A couve pode ainda ajudar a diminuir o declínio cognitivo, proteger as artérias e reduzir o colesterol.
ABÓBORA
Já conhecida por conter vitamina C e beta-caroteno,a abóbora é importante para a saúde dos olhos. Além disso, seu alto teor de fibra ajuda a reduzir o colesterol e a manter bons níveis de açúcar no sangue. Já o potássio, ajuda a controlar a pressão arterial.
FEIJÃO FAVA
Que tal fugir um pouco do “carioquinha”? O feijão fava tem baixo teor de gordura, sem colesterol, com muita fibra e vitaminas B, incluindo folato, tiamina e riboflavina, além de minerais como o manganês, ferro e potássio, o que torna esse tipo de feijão uma escolha rica em nutrientes.
IOGURTE GREGO
E para a hora do lanche? O iogurte grego contém menos carboidratos, menos açúcar e sal e mais proteínas e probióticos digestivos do que o iogurte de estilo americano. É perfeito para as mulheres, pois controla os hormônios, possui vitamina D, alto teor de cálcio e ácidos graxos essenciais para o organismo. Além disso, seu nível de lactose é minúsculo, sendo um ótimo alimento até para as pessoas que são intolerantes a essa substância.