Alguns cuidados com segurança podem poupar dores de cabeça
Navegar na internet, seja no computador ou celular, nos dá infinitas possibilidades de conhecimento e contatos. Mas nem tudo que está disponível é confiável: há muitos links e promoções interessantes, que na verdade são vírus que roubam nossas informações.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a proteger desses golpes.
Quais são os perigos da internet?
Vírus, malwares, phishing e outros aplicativos maliciosos estão à solta na internet. A maioria precisa ser instalada, ou seja, o usuário precisa aceitá-los. Muitos vêm disfarçados em links de e-mail ou cliques em sites, e esses são os mais perigosos, pois sempre têm chamadas atraentes.
Para o desenvolver web, José Geraldo Magalhães, “sempre desconfie dos links muito atraentes e nunca informe sua senha em nenhum serviço online desconhecido ou respondendo a e-mails ou mensagens”.
Como se prevenir?
Sempre tenha um antivírus instalado, ativo e atualizado em seu dispositivo. “Avast, AVG, Avira, Kaspersky, McAfee e Norton são algumas das marcas disponíveis no mercado, e quase todas têm versões gratuitas para instalação, o que previne a maioria das infestações virtuais”, explica José Geraldo.
“Mas nada disso adianta se você clicar em qualquer link que apareça em seu e-mail sem refletir. Lembre-se que os bancos nunca pedem senhas ou dados bancários e ninguém oferece um smartphone de última geração a troco de um clique!”, destaca.
Diz o desenvolvedor que “a internet é um mundo virtual com todas as mazelas do mundo real, e muitos criminosos estão em busca dos usuários inocentes”.
Por isso fique atento e, na dúvida de se algo é confiável, pergunte a alguém que conheça mais sobre o assunto ou até pesquise na internet! Esses golpes que circulam especialmente no Whatsapp, oferecendo cupons ou prêmios, normalmente são logo desmentidos na internet.
Então antes de clicar, desconfie e pesquise. Assim, você poderá curtir com mais tranquilidade os benefícios do mundo online.