Universidade Aberta à Terceira Idade abre inscrições para 2020

Inciativa busca trazer e incluir os idosos no âmbito acadêmico.

Com o crescente aumento na expectativa de vida mundial, os idosos estão cada vez mais ativos e interessados em aprender coisas novas. Por conta disso, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) oferece, desde 1995, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proex), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

Criada para promover a inclusão do idoso na sociedade e no contexto acadêmico, a iniciativa recebeu 4.362 alunos em 2018, segundo o último levantamento. Dentre as atividades oferecidas, é possível participar de palestras, cursos de língua estrangeira e informática, além daquelas específicas de cada campus, como oficinas de teatro e de ginástica.

“Temos uma preocupação em quebrar as barreiras e isso é trabalhado em várias frentes. Nas aulas de informática, por exemplo, os alunos bolsistas são instrutores. Mas existe o efeito inverso, como quando pessoas matriculadas pela UNATI são chamadas para participar como alunos especiais em determinadas disciplinas”, ressalta Cleópatra da Silva Planeta, pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura da UNESP.

Os cursos são totalmente gratuitos e podem ser realizados em 20 campi da UNESP. Para participar, basta ter mais de 55 anos, independência em locomoção até os locais das atividades e qualquer nível de escolaridade.

Na página da UNATI, é possível localizar todas as unidades participantes com os contatos para consultar informações sobre inscrições e programações. Basta clicar aqui.

0 Shares: