Juntos, somos mais fortes!

Segundo informações do IBGE, mais de quatro milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil. Além de estarem no grupo de risco do Coronavírus, essas pessoas enfrentam dificuldades para realizar tarefas cotidianas com as medidas que estão sendo adotadas para conter a propagação da doença que está paralisando o mundo todo.

E essa é apenas uma face dos problemas que os idosos enfrentam no Brasil. O preconceito, talvez, seja o maior deles. Um preconceito que está presente na falta de sensibilidade dos governantes, até em gestos de solidariedade, quando a população 60+ é chamada de “véio”, “velha”.

Muitos esquecem que o idoso de hoje contribuiu ontem para o desenvolvimento da nossa sociedade. Muitos esquecem que o idoso está vivendo no século 21 e que atualmente o aumento da longevidade é uma realidade. O idoso dos dias de hoje é produtivo. Muitos ainda são responsáveis pela renda familiar, portanto merecem todo nosso carinho, atenção e respeito.

Em breve, o Brasil será um país de idosos. Não estamos preparados para viver esse momento. Atualmente, em um cenário ameaçador de pandemia que atinge especialmente os mais frágeis, é preciso mudar de paradigma.

Nos dias de isolamento social, de luta contra o contágio, o cuidado com o idoso deve ser prioridade. Por isso, a Rede Amigo do Idoso de São Paulo, #RAISP, lança a campanha: “Fortaleça a rede de apoio aos idosos. Juntos, somos mais fortes”.

O diretor geral do projeto RAISP e idealizador da campanha, Ricardo Mucci, destaca que “a grande epidemia do Coronavírus só veio acentuar uma realidade conhecida: a fragilidade da atenção ao idoso no Brasil. Por isso, entendemos que é fundamental alertar os governos, as empresas, a sociedade e as famílias de que é preciso cuidar bem deles. Afinal, eles já deram – e muitos continuam dando – sua contribuição para composição da renda familiar”.

A Rede Amigo do Idoso de São Paulo está aqui para prestar serviços,  compartilhar informações, trocar ideias e contar com a sua participação. Saiba mais: https://bit.ly/2UXnZm6

As fotos foram tiradas pela fotógrafa Fifi Tong, que nos autorizou a utilizá-las para a campanha.

Siga a Rede Amigo do Idoso de São Paulo nas redes sociais:

Facebook: @RedeAmigodoIdosoSP

Youtube: @redeamigodoidososp

Instagram: @redeamigodoidososp

 

0 Shares: