Dezembro laranja: cuidados com a exposição solar

Diagnóstico precoce traz mais de 90% de chance de cura.

Com o verão se aproximando, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Durante todo o mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja para conscientizar as pessoas sobre os perigos e sintomas do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, são diagnosticados 180 mil novos casos por ano, representando 25% de cada caso de câncer. A estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma, tipo de tumor maligno e menos comum.

Para evitar o surgimento da doença, existem diversos cuidados que podem ser tomados como o uso diário do protetor solar com reaplicação a cada três horas, além de evitar a exposição ao sol entre às 9h e 15hs, uso de  chapéus de abas largas e de óculos escuros com proteção UV e ainda manter sempre uma boa hidratação corporal.

Além dos cuidados básicos, o autoexame é muito importante para a detecção da doença, que pode aparecer através de uma pinta ou mancha geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

Não deixe de consultar regularmente um dermatologista: o diagnóstico precoce pode te dar mais de 90% de chance de cura. Não deixe para depois.

Para mais informações, acesse este link: http://bit.ly/36j8UiF

0 Shares: