Conferência RAISP: inclusão social e digital da população idosa

Entre novembro e dezembro desse ano os encontros presenciais vão acontecer em 15 cidades paulistas.

Após o lançamento do portal Rede Amigo do Idoso de São Paulo, o projeto avança para uma nova etapa. A primeira fase da Conferência RAISP reúne palestras nas cidades de Sorocaba (5/11), Registro (6/11), Santos (7/11) e São Paulo (18/11).

As conferências abordarão as seguintes temáticas: “Comunicação e Longevidade”, abordado pelo estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci; e “Uma Rede Para Todos”, ministrada pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, que falará sobre a importância das redes sociais como instrumento de inclusão e socialização.

A Rede Amigo do Idoso – SP

Criada pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), a RAISP tem como objetivo tornar-se um canal de comunicação e relacionamento entre Conselhos Municipais, Gestores Públicos, Sociedade Civil, Iniciativa Privada e a população em geral sobre os desafios da maturidade e da longevidade.

A rede foi concebida a partir de dois vetores: um digital (portal) e outro presencial (conferências). Em 2019, as palestras serão realizadas entre os meses de novembro e dezembro, em 15 cidades-polo de São Paulo. Para 2020, a rodada de conferências está prevista para ocorrer durante o mês de maio. A programação de conferências envolve os seguintes municípios: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Marília, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Santos, Sorocaba, Registro e São Paulo/Capital, mas o público-alvo do projeto são 132 municípios paulistas com população acima de 50 mil habitantes.

O projeto, que é certificado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, foi concebido pelo jornalista e influenciador 50+ Ricardo Mucci, que ressalta a importância de atividades integradas para este segmento da população.

“São Paulo tem mais de 7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, especialmente a população que vive fora dos centros urbanos, carece de informações e conhecimentos sobre o que o futuro lhes reserva. A Rede Amigo do Idoso de São Paulo quer contribuir para a inclusão digital deste público, primeiro passo para sua inserção social e, consequentemente, para que governos, empresas e a sociedade tenham uma percepção mais fiel sobre a realidade da população idosa do estado”, afirma Mucci.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nascimento Fritz, afirma que a Rede reforçará as ações dos Conselhos. “Na medida em que os conselhos tiverem acesso ágil às informações que permeiam o envelhecer, o trabalho terá melhor qualidade e atingirá objetivos gerais que é a melhoria na política pública municipal, estadual e nacional.”

*Em Santos, a RAISP conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal do Idoso.

Sobre Ricardo Mucci

Jornalista formado pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, com tese sobre Comunicação e Longevidade. Trabalhou na Folha de São Paulo, na TV Cultura, na Rede Globo e na Rede Bandeirantes. Foi assessor do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Inovação da Prefeitura de São Paulo. É CEO da Umana Media House (umana.com.br), produtora de séries de TV e documentários. Vencedor do prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano de 2017, com a série “Trabalhar pra quem?”. É responsável pelo Centro de Estudos da Longevidade da FAPETEC (fapetec.org), criador do portal ViverAgora (http://viveragora.com.br) e diretor geral da Rede Amigo do Idoso de São Paulo (http://www.raisp.org.br )É comunicador e influenciador sênior junto ao público 50+.

Sobre José Geraldo Magalhães

É jornalista, diretor de vídeo e programador web. Trabalhou como repórter cinematográfico e diretor de programas de televisão na Rede Manchete e realizou diversos vídeos corporativos e programas de televisão entre 1986 e 1996. Desde 1996 tem se dedicado ao estudo, desenvolvimento e implantação de sistemas de internet em várias agências de publicidade e empresas próprias. São mais de 200 sites, intranets, extranets, sistemas de compra e transmissão de vídeo e áudio via internet realizados para diversas agências, marcas e clientes no Brasil e no exterior. Desde 2009 é sócio da Toborino Software e atende a clientes no Brasil, América do Sul, Europa, África e Índia.

Serviço: Palestra | Rede Amigo do Idoso SP

Sorocaba – 05 de novembro às 14h30
Local: Uniso (Campus Trujillo-Auditório Salão Vermelho)
Endereço: Av. General Osório, 35 Vila Trujillo, Sorocaba, São Paulo

Registro – 06 de novembro às 14h30
Local: Centro de Convivência do Idoso – CCI
Endereço: Rua Eldorado, s/nº – Vila Tupy, Registro

Santos – 07 de novembro às 14h
Local: Consistório da Unisanta
Endereço: Rua Osvaldo Cruz 277, Boqueirão, Santos

São Paulo – 18 de novembro às 14h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia – 1º andar
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo

0 Shares: