Como usar o consórcio a seu favor

A dúvida é antiga, mas sempre pertinente como opção de investimento.

Certamente em algum momento de sua vida você ouviu falar no consórcio, principalmente se fez algum tipo de planejamento para ter um carro ou imóvel próprio.

Há muitas controvérsias se o consórcio é ou não um bom negócio, já que alguns bancos têm taxas extremamente altas sobre o serviço e a opção que era de poupar acaba se tornando um problema. Mas, a alternativa também suas vantagens.

O consórcio é quando uma pessoa contribui mês a mês com uma quantia, a chamada parcela do consórcio, que inclui uma taxa de administração, uma parcela do bem e outras taxas previamente, e um dos participantes pode ser sorteado e usar o montante recolhido para comprá-lo. Por isso, é importante lembrar que alguns podem demorar mais que outros para receber o tal valor investido.

Então, por que vale a pena entrar em um consórcio?

No geral é indicado para aqueles que têm um dinheirinho sobrando no final do mês, não tem muita pressa e são um pouco indisciplinados para poupar. José Vignoli, consultor financeiro do Meu Bolso feliz, explica: “se você tem disciplina para poupar, não é necessário pagar uma taxa de administração para que guardem seu dinheiro”.

Se você não se encaixa nesse perfil, há vantagens consideráveis no consórcio. Mesmo não “rendendo”, a modalidade é uma boa opção para quem não tem a disciplina de poupar até juntar o valor necessário para comprar um bem à vista. “Para quem não tem pressa nem disciplina para guardar dinheiro, o consórcio pode ser uma boa opção”, explica Vignoli.

Quer saber mais sobre um consórcio? O portal Meu Bolso Feliz fez uma tabela de comparação de valores.

Com informações de Meu Bolso Feliz

0 Shares: